O exercício físico é um poderoso aliado para uma perda de peso saudável e sustentável a longo prazo, juntamente com a alimentação. No entanto, a alimentação tem um impacto mais direto e significativo, enquanto o exercício complementa e potencializa os resultados.
O papel da alimentação:
Através do Déficit Calórico Controlado, que é a base da perda de peso, consegue-se reduzir o peso e chegar ao emagrecimento desejado. Para isso existe a necessidade de consumir menos calorias do que se gasta. No entanto, é crucial que esse déficit seja moderado para evitar perda de massa muscular e desnutrição. Uma redução de 500 a 750 kcal por dia pode resultar em uma perda de peso saudável de cerca de 0,5 a 1 kg por semana. Assim é de salientar o trabalho da nutrição para induzir este Deficit Calórico Controlado, através da alimentação.
Além disto, as escolhas alimentares, também desempenham um papel importante para que se consiga um emagrecimento sustentável e saudável a longo prazo, que não seja apenas a redução do peso da balança, mas sim uma redução da massa gorda. Esta escolhas alimentares, influenciam na resposta de saciedade dos alimentos, na manutenção da massa muscular, na quantidade de kcal ingeridas por quantidade de alimento (densidade calórica).
O papel do exercício físico:
O Exercício físico garante duas formas pela qual conseguimos obter essa perda de peso saudável a longo prazo, através de atividade física que promova um aumento da queima de calorias diárias (caminhadas, subir escadas…) de modo que seja mais fácil atingir o crucial déficit calórico, e através do exercício físico, algo que é planeado e estruturado com um objetivo final, podendo ser, por exemplo, de carácter mais cardiovascular (corridas, ciclismo, ergómetros, circuitos), aumentando assim a capacidade cardiorrespiratória e a saúde cardiovascular além do déficit calórico pretendido. Desta forma, conseguimos tornar o nosso metabolismo mais eficiente na queima de gorduras e também com maior tolerância e resistência ao exercício físico e atividade física diária, possibilitando uma maior queima de calorias (kcal) pelo exercício.
Adicionalmente, e com uma importância crucial, temos também os exercícios resistidos, o treino de força, que permite a facilidade na manutenção da massa muscular, que terá um papel muito expressivo na manutenção do peso perdido e conseguir assim o emagrecimento sustentável a longo prazo, evitando novos ganhos de peso. Algo que se verifica em quem emagrece apenas por meio da nutrição. Para além de todos os outros benefícios a nível de saúde mental, física e fisiológica proporcionada pelo treino de força.
Concluindo:
Posto isto, não existe a exclusividade na escolha entre a alimentação ou o exercício, mas sim uma complementaridade entre ambos, possibilitando um processo mais agradável, rápido e sustentável quando se combina ambos. Existem vários caminhos para se chegar ao emagrecimento saudável e caberá ao nutricionista e ao técnico de exercício físico delinear as melhores estratégias adequadas a si, à sua rotina e às suas preferências. Dado que o exercício físico é efetivamente um poderoso aliado para uma perda de peso saudável e sustentável a longo prazo, o ginásio Fit4You pode fazer parte da sua solução, visto ter uma equipa altamente competente, tanto no conhecimento teórico desta problemática bem como na prescrição de treino para a mesma.
0 comentários