Existe sempre muita discussão sobre esta temática e tendencialmente aponta-se ao treino cardiovascular como sendo a forma mais eficaz de perder peso. Mas será necessariamente assim?
A ciência mostra-nos que, para que este objetivo seja uma realidade, a queima calórica diária, onde incluiremos o exercício físico, terá que ser obrigatoriamente superior à quantidade de calorias ingeridas diariamente.
Ambas as metodologias de treino, força e cardio, levam a que haja um dispêndio energético. Para além disso, a intensidade com que treina irá determinar a quantidade de energia despendida.
Treino Cardiovascular (Aeróbio)
A principal vantagem do exercício aeróbico em intensidades moderadas é que pode fazê-lo continuamente por um período bastante longo. Este movimento sem paragens tende a queimar mais calorias durante uma sessão de exercício do que o treino de força.
Treino de Força
Em relação ao treino de força, a quantidade de calorias que queima durante um treino dependerá da intensidade do exercício. Por exemplo, levantar pesos pesados ou levantar pesos rapidamente, em estilo circuito com pouco ou nenhum descanso, queima geralmente mais calorias do que levantar pesos mais leves a um ritmo constante ou realizar exercícios que treinem apenas um músculo de forma isolada.
O treino de força é mais eficiente na queima calórica pós-exercício, quer no imediato, quer no médio prazo. No imediato visto que causa um maior desgaste muscular, levando a que o corpo leve mais tempo a recuperar dos estímulos de treino – continuará a queimar calorias horas após o exercício, que dependerá da intensidade do mesmo. A médio prazo pois fará com que aumente a massa muscular do seu corpo e, sendo a massa muscular metabolicamente mais ativa que a massa gorda, significa que a sua queima calórica em repouso será maior.
Agora deve estar a perguntar-se, afinal qual é mais eficiente para perder peso?
Na nossa opinião, o mais importante de tudo é conciliar os dois tipos de treino. As vantagens inerentes a cada um deles é grande e só terá a ganhar se optar pelos dois. Com toda a certeza que a perda de peso será efetiva.
Mais importante que o tipo de treino que escolherá, principalmente numa fase inicial, será você perceber qual o treino que vai conseguir realizar com maior motivação e prazer? Esse será o treino mais eficiente para si, pois significa que o vai conseguir fazer mais tempo. Imagine que odeia correr, e que o exercício mais eficiente para perder peso seria a corrida (em termos hipotéticos… pois não é, por tudo o que estamos a dizer), quanto tempo aguentaria correr e quantas vezes por semana, só para atingir esse objetivo? Com toda a certeza, mais cedo ou mais tarde, iria acabar por desistir e, infelizmente, voltar à estaca 0.
Resumidamente, os dois tipos de treino são eficientes na perda de peso, pois ambos provocam a queima calórica. Quer num , quer noutro, a intensidade terá um fator determinante na quantidade de calorias gastas.
Aceda às melhores condições que temos para si! Comece a treinar já.
0 comentários