Esta é uma questão que, após termos passado por vários confinamentos nos últimos anos derivados da pandemia Covid-19, é altamente pertinente e compreensível e acima de tudo… muito importante do ponto de vista imunológico. Para quem quer iniciar um novo programa de treino ou mesmo para quem já treina, torna-se fundamental que o exercício físico faça parte do seu dia a dia, o seu sistema imunitário agradecerá bastante. 

Por isso, parabéns pela tomada de decisão de treinar.

Seja qual for a opção que tem pensada para treinar, quer seja em casa, online ou presencial, há um fator que consideramos ser chave na tomada de decisão… a sua motivação para o treino.

Pela sua experiência, é uma pessoa que facilmente se automotiva para o treino ou é daquelas pessoas que precisa sempre de um incentivo externo?

Dentro deste ponto, apresentamos as diversas soluções por ordem crescente de necessidade de motivação intrínseca para os treinos, principalmente, treinos de intensidade alta…

Ginásio Presencial

Pela nossa experiência, é a opção que lhe garantirá maior probabilidade que um estilo de vida ativo faça realmente parte do seu dia a dia e onde ficará menos exposto a quebras de motivação para o treino (e acredite que há tantos motivos… falta de tempo, falta de material, falta de companhia…). Para além disso terá ao seu dispor: 

  • Variedade de serviços;
  • Profissionais especializados e com cédula profissional que lhe garantem segurança, conhecimento e competências técnicas e relacionais;
  • Supervisão do seu treino;
  • Prescrição de treinos individualizados às suas características, gosto e objetivos.

Ginásio Online

Quanto ao ginásio online, é uma excelente opção para quem não gosta mesmo de ir ao ginásio e para quem o deslocamento ao ginásio se torna impossível (dado por exemplo, o tempo disponível e a distância a percorrer até ao ginásio serem incompatíveis). Pela nossa experiência, é também uma excelente opção para quem quer conciliar com o ginásio presencial (onde apenas consegue ir x dias por semana).

As limitações que vemos para este tipo de treino são:

  • Não haver supervisão de um profissional da área;
  • Não ter o material necessário para fazer todos os tipos de treino disponíveis no presencial;
  • Não ter a condição física suficiente para realizar os exercícios em segurança com a técnica correcta.

Ginásio em Casa

Se quer montar um ginásio em casa, hoje é relativamente fácil fazer a escolha e a compra do material necessário. 

Mas, pela nossa experiência, levantam-se várias questões que devem ser colocadas por você mesmo:

  • Sabe qual o material que deve escolher? 
  • Já sabe qual o tipo de treino que vai fazer e o material que necessita para o fazer?
  • O treino que vai fazer é prescrito por algum profissional da área?
  • O seu condicionamento físico permite-lhe autonomia para treinar sozinho e em segurança com a técnica certa?
  • E principalmente, qual o seu passado em relação a exercício? Já experimentou treinar sozinho alguma vez? Se sim, por quanto tempo o conseguiu fazer?

Coloque a si mesmo estas questões, pois irão ter um impacto enorme na avaliação do risco do investimento necessário para montar um ginásio em casa. Se existe coisa que não aconselhamos a fazer, é investir tempo e dinheiro numa coisa que poderá a ficar como decoração em sua casa. Dizemos isto, pois já tivemos clientes que pensaram em comprar material para casa para deixarem de vir ao ginásio, mas que mais tarde regressaram e que, infelizmente, a passadeira “virou” cabide (estranho certo?)


Lembre-se, seja qual for a sua opção, o mais importante é que seja uma pessoa ativa e que consiga realizar 30’ de exercício diários.

Seja ativo, seja saudável, seja feliz!

Categorias: Sem categoria

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *